Gontijo confirma compra de cinco ônibus Double Decker (dois andares)
Ônibus inicialmente vão para o eixo SP-BH. Foto apenas ilustrativa
Veículos devem ser entregues em maio
JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI
A empresa de ônibus Gontijo confirmou ao Diário do Transporte (forma dos créditos) a compra de cinco ônibus Double Decker (de dois andares). A previsão de entrega dos veículos é maio deste ano.
Quatro dos ônibus são para a própria Gontijo e o quinto é para a São Cristóvão, empresa do grupo.
Os cinco ônibus possuem chassi Scania K440 8×2 (quatro eixos) e carroceria Comil Campione Invictus DD.
No andar inferior de cada veículo, serão 12 lugares para leito. Por sua vez, na parte superior serão 46 assentos semi-leito, resultando em 58 lugares, segundo a confirmação oficial.
Ainda de acordo com informações do setor de comunicação da Gontijo ao Diário do Transporte, os veículos zero-quilômetro vão para o eixo Belo Horizonte e São Paulo. A intenção da empresa é de, futuramente, levar os Double Deckers para outros locais em que já são disponibilizados ônibus com a configuração de poltronas leitos.
Trata-se de uma inovação para o grupo, um dos últimos de grande porte que ainda não utilizava ônibus deste padrão no transporte rodoviário regular.
Anteriormente, mais comuns em linhas de longa distância, os chamados ônibus DD caíram no gosto do mercado e hoje operam em linhas mais curtas.
Como mostrou o Diário do Transporte, a Viação Piracicabana passou a fazer recentemente a ligação entre a capital paulista e Piracicaba, no interior de São Paulo, com uma frota de ônibus de dois andares. O trajeto tem pouco mais de 150 km.
O porte deste tipo de ônibus, a maior quantidade de passageiros transportada e a possibilidade de haver mais de uma categoria de serviço num mesmo veículo, como leito e executivo, são alguns dos atrativos no mercado rodoviário regular que a cada dia enfrenta maior concorrência, seja do transporte clandestino, do setor aéreo e agora de serviços de aplicativos, como de ônibus e caronas.
Atualmente, três encarroçadoras produzem ônibus de dois andares rodoviários no Brasil: Marcopolo (Paradiso 1800 DD), Comil (Campione Invictus DD) e Busscar (Vissta Buss DD).
Jessica Marques e Adamo Bazani, jornalistas especializados em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário