Coronavírus: Todos os ônibus de Maricá (RJ) e Teresina (PI) circulam com janelas abertas

Medida é tomada mesmo para veículos com ar-condicionado. Foto: Divulgação.
Medidas foram tomadas pelos municípios para evitar proliferação do vírus
JESSICA MARQUES
Além das medidas de higienização tomadas pelas empresas de ônibus para evitar a proliferação do coronavírus, mudanças operacionais foram realizadas. Em Maricá, no Rio de Janeiro, e em Teresina, no Piauí, todos os ônibus estão circulando com janelas abertas.
A medida é válida mesmo para veículos que operam com ar-condicionado. O objetivo é evitar que os passageiros fiquem aglomerados em um local sem ventilação.
No caso de Maricá, a determinação é da EPT (Empresa Pública de Transportes). Todos os veículos vão operar com o ar-condicionado desligado para que as janelas fiquem abertas.
Na cidade, os chamados Vermelhinhos possuem tarifa zero, ou seja, os passageiros não pagam passagem para ser transportados.
“Outra medida que envolve o transporte é a presença a bordo dos ônibus da autarquia de equipes de agentes de Saúde e de representantes dos Comitês de Defesa dos Bairros (CDB) que foram treinadas e devem começar nesta terça-feira (17/03) uma campanha de esclarecimento dos passageiros dentro dos veículos”, informou a Prefeitura, em nota.
A Prefeitura de Maricá também suspendeu a autorização para entrada de ônibus de excursão na cidade.
OUTRAS MEDIDAS
Em Teresina, além de intensificar a limpeza nos ônibus e determinar a operação dos veículos com janelas abertas, outras medidas foram tomadas.
A Strans (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito) anunciou que estendeu a validade dos cartões de estacionamento dos idosos e deficientes que venceriam este mês para 30 de abril. Com essa prorrogação as pessoas não precisam se deslocar até a Strans para fazer a renovação dos cartões.
“A Strans adianta que a limpeza já é feita diariamente nos veículos e espaços de uso do Sistema Inthegra, e que os ônibus das linhas alimentadoras (entre bairros e terminais) já circulam com janelas abertas, o que favorece a entrada e saída de ar.”
O diretor de Transportes da Strans, Adriano Barreto, diz que as recomendações devem ser cumpridas para evitar qualquer risco de contaminação.
“Estamos com essa orientação para que utilizem os materiais de limpeza que tenham comprovada eficácia no combate a esse vírus e também a outros germes. Essas medidas adotadas visam dar mais tranquilidade aos usuários dentro dos ônibus e quando permanecem nos terminais. Sabemos que a população já está bem informada sobre as medidas de higiene e de proteção e todos devem cumprir as recomendações”, disse.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário