Gontijo e Kaissara são as empresas de ônibus que mais receberam reclamações na ANTT, aponta balanço da agência
Entre todas as companhias, gratuidades, atrasos e avaria mecânica são os principais motivos de contatos de passageiros de ônibus com a ANTT
ADAMO BAZANI
Colaborou Alexandre Pelegi
A Ouvidoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou nesta quarta-feira, 23 de dezembro de 2020, que o transporte rodoviário coletivo de passageiros foi o tema mais demandado pelos usuários na ouvidoria do órgão no primeiro semestre, com 67.631 manifestações. O total de contatos do cidadão para diversos assuntos foi de 170.662 manifestações, a grande maioria (77,88%) por telefone.
O órgão divulgou nesta semana o balanço da ouvidoria.
De acordo com nota da ANTT, o “Passe livre” foi o assunto mais abordado entre os passageiros, 50,4% nos questionamentos ou pedidos de informação.
Informações sobre “Itinerário/linha/frequência/horário (Longa Distância)” representaram 18,8% dos contatos com o mesmo fim.
A realização/cancelamento de viagens, especialmente no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi o terceiro maior questionamento (13,3%).
Já em relação às reclamações sobre os ônibus rodoviários, o tema que mais motivou contatos com a ouvidoria da ANTT foi Atraso (Longa Distância), com 941 manifestações ou 27,6% de todas as 3.405 reclamações.
“Avaria Mecânica/Defeito em equipamento obrigatório (Longa Distância)” somaram no período 743 contatos, ou 21,8%.
EMPRESAS:
Já em relação às empresas de ônibus, entre rodoviárias e suburbanas, as companhias que mais tiveram registros de reclamações por diversos motivos no primeiro semestre de 2020 foram Gontijo (504), Kaissara (419), Taguatur (309), UTB (261), Novo Horizonte (211), UTIL (210) e TCB TRANSBRASIL (200).
Vale ressaltar que são números absolutos, não ponderando o tamanho da frota e a quantidade de linhas.
Conforme ressalta o ouvidor da ANTT, em nota, Caio Nogueira, o relatório é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho do setor como intermediador de interesses e para promover a interligação entre a ANTT e a sociedade ou o setor regulado. “O documento apresenta-se como uma importante ferramenta de gestão, tanto para o público interno da ANTT, pois ele subsidia as demais unidades organizacionais desta Agência Reguladora para atuarem de forma mais estratégica no aprimoramento dos serviços de transportes terrestres, bem como para o público externo, haja vista que ele contribui para o exercício do controle interno, externo e social”, afirmou.
Veja o balanço na íntegra
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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