BYD e Marcopolo iniciam operação com ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico em parceria com Embarca e Princesa dos Campos
Veículo BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050, entrará em circulação de testes por 90 dias, operando no trecho entre Curitiba e Ponta Grossa (PR)
ALEXANDRE PELEGI
Uma parceria inédita envolvendo as empresas BYD, Marcopolo e Expresso Princesa dos Campos, com ação da plataforma Embarca, inovou com a adoção de um ônibus rodoviário intermunicipal 100% elétrico no Brasil.
O veículo entrará em circulação de testes por 90 dias, operando no trecho entre Curitiba e Ponta Grossa (PR).
O ônibus Marcopolo com chassis BYD tem autonomia de 250 quilômetros e capacidade para 44 passageiros sentados.
Para o CEO da Expresso Princesa dos Campos, Gilson Barreto, os primeiros testes do ônibus elétrico têm o objetivo de avaliar a viabilidade de um novo processo no transporte rodoviário.
Já o CEO da Arca Mobility as a Service, Felipe Gulin, o projeto desenvolvido para a Embarca, torna a plataforma tecnológica a primeira a operar ônibus elétrico no País.
O modelo BYD D9F, com carroceria Viaggio 1050, possui até 300 quilômetros de autonomia, com recarga total em até quatro horas.
Esse é o primeiro veículo desta categoria no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. O Chassis BYD D9F é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento.
O motor BYD-2912TZ-XY-A, de 250 KW está integrado às rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
Para o diretor da divisão de ônibus BYD Brasil, Marcello Schneider, o projeto inovador no País marcará um processo disruptivo para o setor de transporte rodoviário.
O gestor de negócios da Marcopolo, Alexandre Cervelin, reforça que a iniciativa se encaixa no momento vivido pela empresa, que passa por um processo de transformação, voltada para o desenvolvimento de soluções para o futuro da mobilidade. “Há um ambiente propício no mercado brasileiro para o desenvolvimento do transporte sustentável”, conclui Cervelin.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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