Viação Garcia e Brasil Sul compram 31 Marcopolo Geração Oito
Investimento foi de R$ 30 milhões para aquisição dos veículos
JESSICA MARQUES (redação)
ADAMO BAZANI (apuração)
A Viação Garcia-Brasil Sul informou nesta terça-feira, 24 de agosto de 2021, que investiu R$ 30 milhões na compra de 31 novos veículos da Geração 8 da Marcopolo, que foi recém-lançada no mercado.
Segundo a empresa, para as linhas interestaduais, a compra inclui dez modelos Paradiso G8 1800 Double Decker. Neste caso, os ônibus vêm com 56 lugares, sendo 48 poltronas semi-leito em couro ecológico com sete estágios de reclinação, apoio mais largo para as pernas com suporte regulável na estatura do passageiro e cortinas de separação entre poltronas, e oito cabines-cama com poltronas que reclinam 180 graus, telas individuais e kit conforto composto de travesseiro e manta com o padrão da rede de hotéis Bourbon.
Para operação em linhas intermunicipais são 12 modelos Paradiso G8 1200. Estes, com 42 lugares com poltronas semi leito em couro ecológico e espaço mais amplo para as pernas com suporte regulável.
Por sua vez, para fretamento são nove modelos Viaggio 800 com câmbio automático e suspensão de ar. Os veículos, com chassi Mercedes-Benz, vão operar nas linhas da empresa em sete Estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso Sul e Minas Gerais) a partir do final de setembro, sendo que até o final de novembro todos estarão em circulação.
“Os veículos dessa nova geração contam com estrutura projetada para garantir maior segurança aos passageiros e motoristas. Os sistemas são altamente tecnológicos, com destaque para frenagem automática e de emergência; auxílio na condução de percursos em curvas; monitoramento interno da pressão e da temperatura dos pneus; análise de objetos até 200 metros com alerta sobre a relevância de cada um; alarme no caso de saída involuntária da faixa de condução; controle eletrônico de estabilidade, entre outros que tornam a condução a mais segura do mercado”, informaram as empresas, em nota.
A escolha também foi motivada pelo fato de o G8 oferecer mais conforto também ao motorista com a nova poltrona de espuma em formato de concha que “abraça” o condutor, de acordo com as viações.
“Novos faróis, ampliação na visibilidade de obstáculos e sistema de câmeras com visão noturna são outros atributos que conferem mais segurança na condução. O design inteiramente renovado dos veículos trouxe ainda melhoria no coeficiente aerodinâmico, o que proporciona economia de combustível de 3% a 5%, refletindo em ganhos ambientais.”
Internamente, os acabamentos de poltronas, corrimão e pega-mão usam materiais antimicrobianos. O sistema de iluminação em LED é configurado para ajustes de cor e intensidade de acordo com as condições naturais da noite e do dia. Outra inovação são os monitores de entretenimento de alta definição. As poltronas permitem várias posições de inclinações, com ajustes mais precisos, de maneira suave e silenciosa. O porta-pacotes ficou maior e o ambiente interno está mais silencioso com acabamentos que reduzem ruídos.
DEMANDA
Atualmente, o Grupo informou que trabalha com 60% do movimento mensal em relação ao ano de 2019, antes da pandemia de covid-19, e deverá atingir 85% até o final de 2021.
Para o vice-presidente do Grupo, Estefano Boiko Junior, esse é o momento de retomada das operações. “Proporcionar conforto e segurança aos clientes sempre foi nossa prioridade”, disse.
Por sua vez, o presidente do Grupo, José Boiko, reforça a importância da adoção dos protocolos de biossegurança. “Não medimos esforços para monitorar todos os pontos de contato e implantar procedimentos seguros de atendimento, incluindo a aquisição da nova frota de ônibus de última geração que trará melhores experiências aos passageiros”.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
Adamo Bazani, jornalista especialziado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário