Suzantur e Marcopolo testam ônibus 100% elétrico no sistema de Santo André (SP)
Veículo do tipo padron tem tecnologia Marcopolo e vai ser avaliado nas regiões central e de Vila Luzita
ADAMO BAZANI
Colaborou Jessica Marques
A Suzantur inicia testes de um ônibus 100% elétrico no sistema de Santo André, no ABC Paulista, onde opera provisoriamente desde 2016.
O veículo é fabricado pela Marcopolo.
Com uma tecnologia inédita e chassi incorporado que não é produzido pelas atuais indústrias do setor de ônibus elétricos instaladas no País, o veículo é dotado de baterias que são recarregadas na garagem.
O chassi deste veículo não é, portanto, de empresas como BYD, Mercedes-Benz, Volvo e Eletra.
A carroceria é o modelo Attivi do tipo padron de piso baixo.
As linhas de design são semelhantes ao Attivi Express, articulado de 22 metros mas com chassis BYD, que vai circular pelo Corredor Verde de São José dos Campos, no interior paulista.
De acordo com nota da Marcopolo ao Diário do Transporte, os “testes estão sendo realizados na área urbana central de Santo André, em trajeto curto e sem passageiros para análise e avaliação de desempenho” (veja mais abaixo a nota completa da Marcopolo).
Entre outros trajetos, o veículo deve percorrer itinerário semelhante à linha TR 103 (Terminal Santo André – Oeste / Terminal Vila Luzita – via Paço Municipal).
O edital de licitação do sistema tronco-alimentado de Vila Luzita, que deve ser lançado novamente, mas ainda sem data definida, vai estipular metas de redução de poluentes e os ônibus elétricos devem ser incluídos como opção mais uma vez, a exemplo das tentativas anteriores.
A Suzantur se tornou uma das principais empresas compradoras de ônibus com carroceria Marcopolo, com as aquisições dos últimos anos sendo praticamente de toda a marca.
A empresa já possui em sua frota um Marcopolo Viale Híbrido, com chassi Volvo, que opera com motores diesel e elétrico.
Veja a nota oficial na íntegra da Marcopolo ao Diário do Transporte:
Marcopolo e Suzantur iniciam teste com ônibus 100% elétrico
Com o objetivo de desenvolver soluções mais sustentáveis de mobilidade e que utilizem combustíveis de fontes renováveis, a Marcopolo, em parceria com a Suzantur, está realizando testes iniciais com um ônibus 100% elétrico. Os testes estão sendo realizados na área urbana central de Santo André, em trajeto curto e sem passageiros para análise e avaliação de desempenho.
A empresa destaca que, tendo como como drivers a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, tem investido em veículos com propulsão sustentável e já participa há anos dos principais projetos de mobilidade, como o do primeiro Veículo Leve Sobre Pneus (VLP) 100% elétrico do Brasil, em São José dos Campos (SP), e de ônibus rodoviários movidos a eletricidade e a gás natural.
A adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência mundial para um futuro sustentável. A companhia vê nos modelos elétricos uma grande oportunidade para o desenvolvimento do transporte coletivo, já que há grande potencial para a adoção desses ônibus nos centros urbanos. Além do benefício ambiental, a mobilidade elétrica tem custo operacional inferior se comparado ao diesel e demais combustíveis fósseis.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário