Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro divulga caderno das especificações da frota do BRT
Documento define todos os parâmetros técnicos que os novos veículos a operar no sistema devem possuir
WILLIAN MOREIRA
A prefeitura do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, a resolução 3.495 que contém o caderno de especificações técnicas da frota de ônibus do sistema de BRT (Bus Rapid Transit).
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, o caderno é necessário devido atualizações nas normas técnicas da ABNT NBR 15.570 que “estabelece os requisitos para a fabricação de veículos acessíveis de categoria M3 com características urbanas para o transporte coletivo de passageiros, complementada pela ABNT NBR 14.022/2011, que estabelece os parâmetros e critérios técnicos de acessibilidade em veículos de características urbanas para o transporte coletivo de passageiro, e ABNT NBR 15.646/2016, que estabelece os requisitos para o desempenho, projeto, instalação, inspeção, treinamento e manutenção de plataformas elevatórias veiculares e rampas para acessibilidade em veículos de transporte de passageiros.”
Entre estes parâmetros específicos, estão a localização das saídas de emergência, posicionamento dos assentos preferenciais, adesivos informativos, letreiros, layout, comunicação interna e externa, ar-condicionado, entre tantas outras.
As regras expressas na resolução serão usadas no processo licitatório da compra de 557 ônibus novos para o BRT, estes divididos entre articulados e convencionais, vão seguir as diretrizes do caderno de normas, buscando proporcionar maior conforto, segurança e acessibilidade aos passageiros do sistema.
Como mostrou o Diário do Transporte, a aquisição dos novos BRTs será dividida em duas licitações: a primeira, publicada nesta segunda-feira (14), cujo recebimento de propostas está programado para março, prevê a compra de 307 veículos articulados, de 18, 21 e 23 metros, com início da entrega a partir de outubro deste ano.
Relembre:
Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte
Fonte: Diário do Transporte
Comentários
Postar um comentário