Marcopolo reativa razão social Ciferal e vai desativar San Marino, mas marcas nos ônibus não mudam
Atividades fabris também não têm alteração
ADAMO BAZANI
A fabricante de ônibus e de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos) Marcopolo comunicou nesta sexta-feira, 11 de março de 2022, aos fornecedores da empresa que vai reativar a razão social Ciferal Industria de Ônibus LTDA (BRCF).
Já a razão social San Marino Ônibus LTDA será desativada, sendo substituída pela Ciferal.
A mudança ocorre a partir de 31 de março de 2022.
O Diário do Transporte entrou em contato com a Marcopolo que confirmou a mudança, mas destacou que serão mantidas as marcas comerciais nos veículos, como Marcoplo e Neobus, que é o nome fantasia da San Marino.
Não é que a marca Ciferal vai voltar neste momento nos ônibus e para o mercado, mas sim como a razão social para os fornecedores e para os benefícios fiscais mantidos.
Assim, os benefícios fiscais da San Marino vão continuar com a Ciferal, de acordo com o comunicado.
As atividades fabris não mudam.
Os endereços também não mudam
A incorporação se dará de forma com que todas as suas atividades e demandas continuem em atividades normais através da empresa Ciferal Industria de Ônibus LTDA, todos os benefícios fiscais que a San Marino possuía se mantem ativas para a empresa Ciferal (Diferimento de ICMS, Suspensão de IPI e redução da base de ICMS). Devido à incorporação, a empresa BRSM centro SM10 passa a ser desativada e substituída pela empresa BRCF centro CF12, mantendo o endereço de faturamento e as atividades de produção.
Em maio de 1999, a Marcopolo comprou a parte da RJ Administração e Participações S.A. na Ciferal, correspondendo a 50% das ações. A RJ Participações era formada por cerca de 200 empresas de ônibus do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em abril de 2001, a Marcopolo comprou a outra parte da Ciferal passando a controlar assim integralmente a companhia. O nome Ciferal, que era a sigla de Comércio e Indústria de Ferro e Alumínio, deixou de ser utilizado definitivamente (como marca) em 2013, quando foi adotada a nomenclatura Marcopolo Rio.
Já a compra integral da San Marino (Neobus) começou em 2015, recebendo aval do CADE- Conselho Administrativo de Defesa Econômica em maio de 2016.
Em 2015, foi assinada uma carta de intenção com a L&M Incorporadora, empresa que detinha na época, 55% da Neobus. A Marcopolo já tinha na ocasião, 45% da empresa.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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