Guanabara, de Jacob Barata, tenta barrar homologação da Volkswagen no BRT-Rio, mas tem recurso negado

 

Licitação é para compra de ônibus pela prefeitura

ADAMO BAZANI

A Guanabara Diesel, representante da marca Mercedes-Benz e de propriedade da família de Jacob Barata Filho, apelidado de Rei do Ônibus do Rio de Janeiro; e a Treviso GV Veículos, representante da marca Volvo, tentaram barrar a homologação da Volkswagen para o fornecimento de 71 ônibus padrons para o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) da cidade.

Entretanto, os recursos da Guanabara e Treviso contra a Volkswagen e a Transrio (que é representante Volks) foram negados pela gestão Eduardo Paes, conforme publicação em Diário Oficial desta segunda-feira, 16 de maio de 2022.

Como mostrou o Diário do Transporte, o Grupo Guanabara conseguiu vencer um dos lotes nesta licitação, mas para modelos articulados, cuja unidade é mais cara.

Os veículos devem ser fornecidos até março de 2023. Fabricantes de chassis, revendedores e fabricantes de carrocerias se uniram para dar os lances de ônibus já montados. Mas as propostas foram oferecidas pelas “cabeças” desses acordos.

A Guanabara Diesel receberá da gestão Eduardo Paes para entregar 20 ônibus, R$ 42,2 milhões.

Já a Marcopolo teve contratos firmados que somam R$ 167 milhões para 100 ônibus

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/04/25/prefeitura-do-rio-de-janeiro-homologa-guanabara-diesel-e-marcopolo-para-fornecer-onibus-articulados-para-o-brt/

També como mostrou o Diário do Transporte, em 13 de abril de 2022, a prefeitura do Rio de Janeiro abriu, pela segunda vez, uma concorrência para encontrar no mercado fabricantes que forneçam ônibus novos para o BRT, controlado pelo poder público.

A licitação foi dividida em lotes, sendo que houve propostas para 191 de 391 ônibus a serem fornecidos.

Deve ser lançada uma nova disputa para estes coletivos restantes.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/04/13/licitacao-de-391-onibus-pelo-brt-rio-teve-ofertas-para-apenas-191-veiculos/

HISTÓRICO:

A prefeitura do Rio de Janeiro é responsável pelas operações do BRT.

Em 03 de março de 2021, o prefeito Eduardo Paes decretou intervenção do poder público no BRT por seis meses devido a problemas na prestação de serviços pelos concessionários.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/03/03/paes-anuncia-intervencao-no-brt-do-rio-e-bilhetagem-nova-licitacao-sera-feita/

Já em 18 de setembro de 2021, Paes prorrogou a intervenção por mais seis meses.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/18/eduardo-paes-prorroga-por-mais-seis-meses-intervencao-no-brt-rio/

O segundo período de intervenção duraria até março de 2022, mas julgando que os problemas não tinham sido resolvidos e que os consórcios operadores não teriam mais condições de reassumir, a gestão Paes decretou em 17 de fevereiro de 2022 a anulação dos contratos com as empresas de ônibus, sendo a prefeitura responsável pelo sistema BRT.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2022/02/17/paes-decreta-caducidade-parcial-dos-contratos-do-brt-rio-requisita-frota-e-smtr-assume-bilhetagem-gestao-e-operacao-do-sistema/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Fonte: Diário do Transporte

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