Rio de Janeiro abre contratação emergencial para diagnóstico de necessidades de manutenção dos ônibus do BRT
No início do mês, Eduardo Paes anunciou intervenção no sistema de corredores e cancelamento da atual concessão das empresas
ADAMO BAZANI
A secretaria de Transportes da cidade do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira, 19 de março de 2021, procedimento para contratação emergencial de empresa especializada na realização de inspeção e diagnóstico de necessidades de manutenção
de ônibus do Sistema BRT.
A pasta pede que as companhas interessadas mandem até o dia 23 de março de 2021, cotações do valor do trabalho para os emails: gil.smtr.rio@gmail.com ou ads.smtr.rio@gmail.com , de modo a possibilitar a elaboração de proposta de preços.
As condições da frota atual, em especial por causa de problemas estruturais dos corredores, estão entre os principais problemas relatados pelos passageiros.
Ar-condicionado que não funciona, portas que não fecham, partes da lataria e da forração interna com danos, pneus e rodas que se soltam, superaquecimento de motores com até ônibus pegando fogo são alguns dos problemas que o Diário do Transporte acompanhou nos últimos meses.
A reportagem mostrou que em 03 de março de 2021, o prefeito Eduardo Paes anunciou a intervenção no sistema de BRT (ônibus de trânsito rápido) da capital.
Também será alvo da intervenção a bilhetagem eletrônica.
Assim, a gestão e operação dos serviços serão de responsabilidade da prefeitura.
As atuais operadoras serão retirasas da concessão do sistema de BRT e da bilhetagem eletrônica.
Relembre:
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que concluiu no início de fevereiro o estudo sobre a frota de BRTs disponível e as condições dos veículos articulados, e irá monitorar essas informações mensalmente. O objetivo foi avaliar as condições para dar maior regularidade ao serviço e mitigar as aglomerações, como explicou a pasta em nota no final daquele mês.
A análise dos dados de janeiro revelou que, nos dias úteis de janeiro, houve queda contínua da quantidade de ônibus em circulação na cidade. A situação da frota do BRT se agravou muito nos últimos quatro anos. Atualmente, a frota operante corresponde a menos da metade da frota determinada que também precisa ser atualizada em função do contexto de pandemia. A análise foi realizada com base em dados operacionais fornecidos pelo BRT e complementada com um esforço da SMTR para a retomada da análise dos dados de GPS de ônibus e BRTs da cidade, que permitem monitorar o posicionamento dos veículos por satélite, e o acompanhamento online da frota em circulação.
Fiscais da SMTR também fizeram vistorias em 136 estações de BRT e nas garagens dos ônibus articulados. Foram encontrados apenas 199 veículos, em vez dos 413 estipulados na frota determinada. Os dados foram discutidos com o BRT Rio. A empresa alega que a frota disponível no fim de 2020 era de 306, sendo que 8 foram queimados, 94 estão parados por falta capacidade financeira para a manutenção.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Fonte: Diário do Transporte
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