Camilo Cola, fundador da Itapemirim, morre aos 97 anos

 

Empresário e ex-deputado federal morreu de causas naturais em Cachoeiro de Itapemirim (ES)

JESSICA MARQUES / ADAMO BAZANI

Fundador da Itapemirim, Camilo Cola morreu na noite deste sábado, 29 de maio de 2021, aos 97 anos. O motivo do falecimento foi causas naturais.

O também ex-deputado federal estava em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, no momento da morte.

Nascido em Conceição do Castelho (ES), Camilo Cola se alistou no Exército aos 18 anos e integrou o pelotão de combatentes da FEB (Força Expedicionária Brasileira), que lutou na 2ª Guerra Mundial e entrou para a história após expulsar os alemães de Monte Castello, no Norte da Itália, em 1945.

Ao retornar ao Brasil, Camilo conseguiu um empréstimo para comprar seu primeiro caminhão dando início a uma das maiores empresas de transportes do Brasil, a Itapemirim, criada oficialmente em 1953.

A Itapemirim, uma década depois de sua fundação, cobria quase toda a malha rodoviária e se destacou por vários feitos, como, por exemplo, a fabricação dos próprios ônibus. O mais marcante foi o Tribus, ônibus de três eixos, algo nada comum nos anos 1970.

Propaganda de uma das versões do Tribus, fabricação própria da Itapemirim

ITAPEMIRIM

Em nota, na manhã deste domingo (30), a diretoria do Grupo Itapemirim, em nome de todos os colaboradores, divulgou uma nota de pesar como forma de prestar condolências à morte de Camilo Cola.

Após mais de 60 anos sendo administrada pela família Cola, a Itapemirim foi vendida para outro grupo empresarial em 2017. A empresa entrou em recuperação judicial e hoje está sob comando de Sidnei Piva.

Relembre:

Itapemirim foi vendida para grupo de São Paulo e Camilo Cola continua com Kaissara, diz empresário à imprensa do Espírito Santo

Aos 97 anos, Camilo Cola recebeu a Medalha do Mérito Mauá, condecoração do governo federal, em cerimônia realizada em Brasília.

Relembre:

Aos 97 anos, Camilo Cola, fundador da Itapemirim, recebe condecoração do Ministério da Infraestrutura

O empresário também foi deputado federal pelo Espírito Santo de 2007 a 2015.

LUTO DE TRÊS DIAS

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, decretou luto oficial de três dias no Estado, pela morte do empresário. A publicação foi feita pelas redes sociais.

BOLSONARO FAZ HOMENAGEM

O presidente Jair Bolsonaro também publicou nas redes sociais uma homenagem ao empresário.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Fonte: Diário do Transporte

Comentários

Postagens visualizadas

Grupo JCA aumenta frota com aquisição de 140 ônibus

PI: Ônibus da Trans Brasil é apreendido antes de iniciar viagem para São Paulo