Prefeitura do Rio de Janeiro marca audiência pública para definir aluguel de ônibus para o BRT

 

Objetivo é apresentar aos presentes o projeto da licitação e discutir as condições técnicas para a concorrência

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

A prefeitura do Rio de Janeiro vai realizar em 17 de novembro de 2021, a partir das 13h30, uma audiência pública para apresentar e debater as condições técnicas que serão inseridas no processo de licitação para efetuar a locação de ônibus para o sistema do BRT.

O evento que acontecerá na Sala das Comissões da Câmara Municipal, permitirá a participação presencial e virtual das pessoas que podem dar sua opinião sobre o tema.

A licitação, que será lançada em breve, prevê o aluguel de uma determinada quantidade de ônibus por um período de 60 meses, podendo ser renovada por um período de tempo igual, totalizando até dez anos de locação.

Como mostrou o Diário do Transporte, em agosto deste ano a gestão de Eduardo Paes já cogitava alugar veículos, incluindo o combustível e a garagem apropriada.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2021/08/16/aluguel-de-onibus-para-o-brt-rio-deve-incluir-combustivel-e-garagem-diz-gestao-paes/

Como mostrou o Diário do Transporte, diante da insuficiência da frota de ônibus no sistema de BRT, tem sido comum a prefeitura alugar veículos para serviços complementares.

Um destes aluguéis, de 30 ônibus do tipo básico que eram usados no transporte escolar, foi alvo de contestações de parlamentares em agosto de 2021.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/08/16/deputados-cobram-da-gestao-paes-explicacoes-sobre-aluguel-de-r-1056-milhao-de-onibus-comuns-para-o-brt-rio/

A prefeitura do Rio de Janeiro realiza intervenção no sistema de BRT, que começou em março de 2021, venceria em setembro de 2021, mas como não houve a recuperação plena do sistema, o prefeito Eduardo Paes, prorrogou para março de 2022.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/18/eduardo-paes-prorroga-por-mais-seis-meses-intervencao-no-brt-rio/

A intenção da prefeitura é licitar o sistema de corredores, mas não entregá-lo novamente aos grupos operadores que administravam o BRT e são formador pelos atuais empresários de ônibus da cidade.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Fonte: Diário do Transporte

Comentários

Postagens visualizadas

Grupo JCA aumenta frota com aquisição de 140 ônibus

PI: Ônibus da Trans Brasil é apreendido antes de iniciar viagem para São Paulo